Fortalecer os líderes de recursos humanos com workflow low-code

flokzu

Home » BPM na nuvem » Fortalecer os líderes de recursos humanos com workflow low-code

Resumen

Em um ambiente global cada vez mais competitivo para atrair e reter talentos, os líderes dos departamentos de recursos humanos estão sob grande pressão. E eles se tornaram um jogador-chave para o sucesso das organizações, se conseguirem atrair e reter o talento certo. O problema é que muitas vezes eles não têm as ferramentas, os recursos e o orçamento para fazer seu trabalho e maximizar seus resultados. Neste posto descrevemos como os fluxos de trabalho (workflow) e as ferramentas de BPM de baixo código (low-code) facilitam fortalecer os líderes de recursos humanos para sem intervenção direta de TI, construírem as aplicações de que precisam para atrair e reter os melhores talentos para sua organização.

O problema: depender de outros… e de TI.

O líder e toda a equipe de RH se esforçam muito e conseguem recrutar a pessoa ideal para o cargo necessário. Após feroz competição com outras empresas, é finalmente alcançado um acordo com o novo membro da equipe. Mas quanto trabalho manual você teve que fazer? Quantos formulários você preencheu e enviou por e-mail, Whatsapp ou diretamente no papel?

Empoderamento dos líderes de recursos humanos com ferramentas de workflow low-code (baixo código)

Serviços de recursos humanos para as pessoas

O recrutamento inicial foi apenas o início da dor de cabeça. O novo funcionário, motivado a ingressar na empresa, nas primeiras semanas, faz vários pedidos ao departamento de RH:

  • solicita treinamento em uma ferramenta específica
  • ele diz que vai trabalhar de casa porque teve contato com um Covid positivo
  • envia um relatório de despesas para reembolso de despesas
  • etc

E todas essas tarefas são feitas enviando um e-mail, que permanece em uma caixa de entrada… O novo funcionário começa a ligar diariamente para ver quais são seus problemas. O RH faz o seu melhor para encontrar o status de cada edição. Mas isso leva muito tempo. E nem sempre é bem sucedido.

A equipe de RH fica desgastada em tarefas que não agregam valor. E não oferece um bom serviço. O talento se torna desmotivado. Transmite uma sensação de desordem, de falta de profissionalismo.

Claramente, este caminho não tem um final feliz. Ela não fortalece os líderes de recursos humanos a “pegar o touro pelos cornos” e resolver seus problemas. Isto sempre resulta na solicitação de um software, desenvolvimento ou solução de TI. E como o departamento de TI normalmente está ocupado com uma grande carga de trabalho e outras prioridades, o departamento de RH é deixado para trás (mais uma vez).

A grande demissão

Como se todos estes elementos (presentes antes da pandemia de Covid) não fossem suficientes, no último ano desenvolveu-se um fenômeno conhecido como The Great Resignation (a grande renúncia), colocando ainda mais pressão sobre os departamentos de RH.

Embora este fenômeno tenha entre suas principais causas a inflexibilidade de algumas empresas para lidar com o trabalho remoto ou híbrido, há também aspectos relevantes de conformidade dos funcionários com a empresa empregadora, seus processos internos, flexibilidade para realizar tarefas não repetitivas ou tarefas que envolvem criatividade e inovação, etc. Neste artigo, a Forbes investiga as razões para este fenômeno.

A solução definitiva: código baixo e autonomia.

Embora as ferramentas acima sejam úteis, elas não são a solução definitiva para fortalecer os líderes de RH a melhorar a gestão de seus departamentos com autonomia e rapidez.

Independentemente do nome da função, seja ela Gerente de RH, Líder de RH, Parceiro de RH, etc., o que importa é que esta pessoa pode fazer o que deve fazer. E isso para dar o melhor serviço ao pessoal da empresa, com a maior eficiência possível em sua equipe de RH.

A única maneira do líder de RH poder melhorar substancialmente a gestão de seu departamento é que ele tenha autonomia para fazê-lo por seus próprios meios. Isto é empoderamento.

Ferramentas de baixo código: empoderando RH

Há alguns anos, surgiram plataformas de código baixo, permitindo que aplicações completas fossem construídas sem programação (codificação), e sem conhecimentos de informática ou configurações muito complexas. Devido à notória escassez de talentos em TI no mundo, as organizações se voltaram fortemente para incorporar este tipo de tecnologia para acelerar seus processos de transformação digital e, em última análise, para serem capazes de construir as soluções de que precisam para sobreviver, operar e crescer.

Modelar processos, clicar, colocá-los em funcionamento.

Ao fortalecer os líderes de recursos humanos com ferramentas de automação de processos de baixo código, nós os capacitamos a definir para cada processo de RH o formulário associado, com os campos que conterão as informações relevantes:

  • o formulário associado, com os campos que conterão as informações relevantes.
  • o processo, por meio de sua representação gráfica (desenho) com as etapas que o formulário tem que cumprir
  • os participantes do processo (pessoas ou papéis), que devem completar as tarefas.

Uma vez definidos estes elementos, com um clique (e sem programação ou configurações complexas), o processo estará pronto e disponível para os usuários.

Fortalecer os líderes de recursos humanos

Parece-lhe mágico? Bem, sim, tem um pouco de magia, isso é verdade, e é exatamente por isso que tem havido uma adoção maciça de tecnologias de fluxo de trabalho de baixa codificação (low-code / no-code) entre os líderes de RH. Eles foram empoderados.

E o mais importante: é repetível. Se, amanhã, um líder de RH em uma empresa fabricante precisar automatizar um processo para receber solicitações de treinamento, ele mesmo poderá fazê-lo. E ele pode implantá-lo em questão de horas ou dias (ao invés de semanas ou meses).

Conclusões.

Fortalecer os líderes de recursos humanos com ferramentas que não requerem programação ou conhecimento técnico (código baixo), permite que eles digitalizem seus processos e fluxos de trabalho de forma autônoma. Isto significa que eles não dependerão do departamento de TI (geralmente sobrecarregado de trabalho), para que possam melhorar a gestão do departamento de RH, prestar um melhor serviço à organização e assim atingir o objetivo de atrair e reter os melhores talentos.

O fluxo de trabalho Flokzu na nuvem fornece uma interface amigável, que juntamente com suas características de baixo código, permite a implementação de processos completos de RH em horas. Estes incluem as formas (com as composições necessárias em cada processo), bem como a definição gráfica do fluxo através de um diagrama em notação BPMN.

Como não há melhor forma de compreender o espírito das ferramentas de baixo código do que utilizando-as, convidamo-lo a marcar uma reunião com um dos nossos especialistas, para que possamos automatizar em conjunto um processo completo, e melhorar a sua organização.


3

Agendemos una breve consultoría

Sobre el autor

Picture of Micaela Suarez

Micaela Suarez

Sou economista e MBA, apaixonado pela interseção entre tecnologia, growth hacking e o mundo empreendedor. Meu compromisso não reside apenas em entender as tendências atuais, mas também em antecipar e me adaptar às transformações do mercado. Minha expertise se concentra na implementação de estratégias avançadas de geração de demanda e martech. Inovação não é apenas um termo da moda para mim, mas uma filosofia central na minha abordagem profissional, especialmente quando se trata de explorar e adotar novas tecnologias. Além de ser Economista e ter um MBA. Com mais de uma década em cargos de liderança em gestão e vendas, deixei minha marca especialmente no setor de tecnologia, contribuindo ativamente para o crescimento e desenvolvimento de empresas nessa área. Como Chief Revenue Officer na Flokzu, minha missão é clara: impulsionar a expansão e o crescimento global da empresa. Uma parte essencial do meu papel é dirigir e coordenar a estratégia geral de geração de demanda, gerenciar as equipes comerciais e de marketing, e fortalecer nossa estratégia de parcerias e alianças estratégicas.

Artículos relacionados

BPMS, CRM e ERP: Semelhanças, diferenças e sinergias

Introdução No intrincado mundo da gestão empresarial, três tipos de software se destacam como pilares fundamentais: BPM Suite (ou BPMS), CRM e ERP. Ao longo deste artigo iremos nos aprofundar nessas siglas e compreender sua importância, reconhecendo que, embora possam

Flokzu vs Microsoft Power Automate

Introdução Neste artigo de análise comparativa (benchmarking), exploraremos duas soluções de automação proeminentes: Flokzu e Microsoft Power Automate. Ambos oferecem abordagens diferentes, mas com resultados impactantes para otimizar os processos de negócios. Flokzu se destaca por seu foco no gerenciamento

flokzu bpm idiomas disponivel

Flokzu BPM na nuvem: Disponível em seu idioma

Bem-vindo! Neste artigo, vamos falar sobre os idiomas em que nossa ferramenta de gerenciamento de processos de negócios (BPM) está disponível. Você está se perguntando como esta plataforma pode ajudá-lo a otimizar seus processos de trabalho em seu idioma nativo?